sexta-feira, 1 de abril de 2016

Maçãs: Benefícios para a saúde




Uma maçã por dia mantém o médico longe. Este é um provérbio Galês que nós estamos familiarizados, mas o que torna esta fruta tão especial? Quais os benefícios de saúde estão associados a comê-las?


As maçãs são extremamente ricas em antioxidantes importantes, flavonóides e fibras alimentares.
O fito nutriente e antioxidante em maçãs pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer, hipertensão, diabetes e doenças cardíacas.

As maçãs não contêm quase nenhuma gordura, sódio ou colesterol.

1) Melhora a saúde neurológica
Um estudo de 2006 publicado na revista Experimental Biology and Medicine descobriu que a quercetina (um dos antioxidantes encontrados em abundância nas maçãs) foi um dos dois compostos que ajudaram a reduzir a morte celular que é causada pela oxidação e inflamação dos neurônios.

2) Prevenção da demência
Um estudo publicado no Journal of Food Science, em 2008, sugeriu que comer maçãs pode ter benefícios para a sua saúde neurológica. Os pesquisadores descobriram que incluem maçãs em sua dieta diária pode proteger as células neuronais contra a neurotoxicidade induzida pelo estresse oxidativo e pode desempenhar um papel importante na redução do risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

3) Reduzir o risco de acidente vascular cerebral
Um estudo envolvendo 9.208 homens e mulheres mostrou que aqueles que comeram mais maçãs por um período de 28 anos teve o menor risco de derrame.

4) Reduzir os níveis de colesterol ruim
Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida afirmou que as maçãs são uma "fruta milagrosa". Eles descobriram que as mulheres mais velhas que comem maçãs todos os dias tinham 23% menos colesterol ruim (LDL) e de 4% a mais do colesterol bom (HDL), após apenas seis meses.

5) Reduz o risco de diabetes
Maçãs também podem ajudar a diminuir o risco de diabetes. Um estudo envolvendo 187.382 pessoas descobriu que as pessoas que comiam três porções por semana de maçãs, uvas, passas, mirtilos ou peras tiveram um risco 7% menor de desenvolver diabetes tipo.

6) Afasta o câncer de mama
Há crescente evidência sugerindo que uma maçã por dia pode ajudar a prevenir o câncer da mama, de acordo com uma série de estudos realizados pelo pesquisador Cornell Rui Hai Liu.



7) A obesidade
Em um estudo publicado na revista Food Chemistry em 2014, uma equipe de pesquisadores analisaram como os compostos bioativos de sete variedades diferentes de maçãs afetou as boas bactérias do intestino de dieta induzida por ratos obesos.
Os pesquisadores descobriram que, em comparação com todas as outras variedades de maçã, a verde tem o efeito mais benéfico sobre boas bactérias do intestino. Eles sugerem que suas descobertas podem levar a estratégias que impeçam a obesidade e suas doenças associadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário